Menu

Blog

O exercício físico prejudica a produção de leite materno?

 leitee

Pouco antes do meu filho nascer me inscrevi na Volta Internacional da Lagoa Pampulha e são nada mais nada menos do que 18km! Sim, eu não sei o que eu estava na cabeça para fazer isso com um bebezinho em casa. Não tinha ideia do quanto tempo eles precisam de nós, mas a inscrição já estava paga. Então, o jeito era correr atrás – literalmente!

Quando passou o resguardo e fui liberada pelo médico para atividades físicas, comecei a pensar em treinar para essa prova. Foi então que ouvi dizer que quem amamentava precisava tomar cuidado, pois a produção de leite poderia ficar prejudicada. Fiquei bem chateada, pois a amamentação era prioridade pra mim. Como iria treinar para uma corrida tão longa e fazer outras atividades com a intensidade que eu gostava?

“Examinem tudo, fiquem com o que é bom.” 1 Tessalonicenses 5:21. É o que precisamos fazer sempre que recebemos alguma informação. Pesquisei sobre o assunto e os estudos revelam algumas coisas para quem  pratica atividade física moderada:

  • O volume do leite materno não é afetado;
  • Não há alteração no crescimento infantil;
  • Aumento da sensação de bem-estar;
  • Diminuição do estresse.

Para exercícios de intensidade alta, foi observado um aumento do ácido lático no leite materno podendo permanecer até 90 minutos após o exercício. Entretanto, não há efeitos prejudiciais conhecidos para o bebê.  Também existe diminuição da imunoglobina A, que é um anticorpo, mas os níveis retornam à normalidade dentro de uma hora mais ou menos.

Algumas dicas são importantes para as mamães começarem uma atividade física:

  • Procurar um profissional da área;
  • Caprichar na ingestão de água;
  • Amamentar (esvaziamento das mamas) antes da prática do exercício para maior conforto;
  • Usar um top com tecido reforçado.

Pronto, consciência limpa para começar a correr, amamentar e esperar pelo fim do ano quando a prova irá acontecer! Um abraço e bons treinos para você também!

Rafaela Firmino

Missionária de Atletas em Ação, com formação em Educação Física pela Puc Minas.

MEBI

O que é O MEBI é um programa de Atletas em Ação em conjunto com a igreja local e através...

Saiba Mais