Menu

Sobre

INTERNACIONAL

Atletas em Ação (AEA) começou nos Estados Unidos no ano de 1966, por Dave Hannah, um membro do movimento mundial denominado Cruzada Estudantil. Dave foi convidado pelo diretor da Cruzada Internacional, Bill Bright, para usar o esporte como um ministério evangelístico. AEA começou seu trabalho ao enviar uma equipe de lutadores ao Japão, onde eles falavam de Jesus para outros lutadores durante as competições, e através da televisão. No ano seguinte, uma equipe de ex-jogadores universitários formou um time de basquete, e durante as 29 vezes que jogaram, a equipe pôde falar da sua crença para mais de 50 mil pessoas. A partir daí, o trabalho de Atletas em Ação se espalhou rapidamente para outros esportes nos anos seguintes, tendo o número de mais de 300 membros em tempo integral, apenas nos Estados Unidos.

Hoje, AEA nos Estados Unidos trabalha através dos esportes nas áreas de atletas de competição, serviço de capelania para atletas profissionais, atletas universitários, além de um escritório internacional que coordena de 25 a 30 projetos por ano para várias partes do mundo. No continente europeu, Atletas em Ação começou no ano de 1979 através de uma equipe de luta greco-romana. Esse time trabalhou em toda Europa Oriental por 10 anos, até a queda do comunismo, em 1989. A partir de 1984, AEA começou seu trabalho também na parte ocidental. Em toda Europa, AEA expandiu-se para 11 países, com aproximadamente 40 membros em tempo integral. No continente africano, Atletas em Ação começou seu trabalho na mesma época da Europa. Atualmente, Atletas em Ação está presente com projetos evangelísticos nos maiores eventos esportivos do mundo, como os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Além da presença fixa com projetos esportivos em mais de 90 países ao redor do mundo.

BRASIL

No Brasil Atletas em Ação começou seu trabalho em 1975, através do Bira e Rosalie Martins, que com a ajuda de equipes internacionais, começaram a usar jogos e clínicas para ajudar times e atletas brasileiros, promovendo o esporte limpo e competitivo.

Até 2013 Atletas em Ação atuava somente nos estados de São Paulo e Pernambuco através de acampamentos esportivos, apoio à igreja local, capelania esportiva, e também com atividades de esportes para escolas públicas.

Em março do mesmo ano, AEA começou a desenvolver um novo programa para envisionar e treinar igrejas em como usar o esporte. A proposta era usar a Copa do Mundo de 2014, sediada pelo Brasil, como oportunidade de estabelecer Ministério de Esportes nas cidades sedes. Neste período atuamos em 8 das 12 cidades sedes.

Durante esse período, usamos uma estratégia conhecida como “Fan Zone” ou “Espaço do Torcedor”, em que as igrejas foram a locais públicos para a apresentação dos jogos da copa. Sempre com o objetivo de pregar o Evangelho, Atletas em Ação transmitiu também, nos intervalos dos jogos, depoimentos de atletas de alto nível, incluindo atletas que jogaram em seleções presentes na Copa. Esse projeto atingiu cerca de 54.000 pessoas, com o envolvimento de mais de 2.600 voluntários e muitas igrejas parceiras.

Atualmente, seguimos com diversas ações, mas nossa principal estratégia é a parceria com a igreja local por meio do MEBI (Ministério de Esportes com Base na Igreja). Temos coordenadores-missionários nas cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Praia Grande Maceió, Carpina e Anápolis.

Trabalhamos também, entre outras áreas, com:

Auxílio às comunidades usando esportes e recreação, para promover a auto estima, reforço escolar;

• Capelania a atletas e equipes;

• Viagens para cidades brasileiras para levar esperança e ajuda humanitária através dos esportes;

• Produção de materiais impressos e audiovisuais com temas esportivos;

• Treinamentos e Palestras;

• Mobilização para grandes eventos esportivos;

• Organização de Centros Esportivos de Treinamento;

• Clínicas Esportivas;

• Organização de Campeonatos;

• Apoio a acampamentos e recreações.

Atletas em Ação faz parte da Cru  Brasil. A organização é conhecida internacionalmente como Cru. Conheça mais da Cru nesse vídeo.

MEBI

O que é Ministério de Esportes com Base na Igreja O MEBI é um programa de Atletas em Ação em conjunto...

Saiba Mais

Blog

O ESPORTE MAIS ADEQUADO PARA SEU FILHO

Nosso bebê vai crescendo e começamos a pensar em...

O que realmente aconteceu no Projeto Comunidade 2018

Quase 90 pessoas vieram de todas as partes do...

Dicas para começar de vez a se exercitar

Você tem vontade, ou pelo menos, reconhece que precisa...

Mais postagens

Ver Pessoas desenvolvidas integralmente em todas as cidades, em todas as comunidades, em todas as equipes, e em todos os esportes.

Jogar, correr, brincar, com Propósito. Por meio do esporte e a recreação, contribuir capacitando, e incentivando pessoas, para juntos sermos agentes transformadores em suas comunidades, estimulando à atividades de crescimento integral dos individuos.

Verdade

Clareza

Integridade

Comprometimento