Menu

Blog

Como sair do sofá

pipoca

Chegar em casa depois de um dia inteiro de trabalho é muito bom. Melhor ainda é se esparramar no sofá e por lá ficar fazendo o que mais gosta: celular, televisão e/ou comida, não é mesmo? Esse é um HÁBITO muito comum entre nós e é justamente esse  o segredo que você precisa saber.

Para entender por que existem algumas pessoas que conseguem se exercitar habitualmente, em 2002, a Universidade do Estado do Novo México fez uma pesquisa com 266 indivíduos que tem essa característica. Muitos deles começaram alguma atividade quase por um capricho, ou por ter tempo livre ou por ser uma forma de lidar com as tensões do dia a dia. Mas o continuar , ou seja, transformar em um hábito, era devido a uma recompensa que vinha ao finalizar o exercício. Se sentir bem, sensação de realização pessoal e melhora no desempenho eram algumas autorrecompensas que faziam essas pessoas ansiarem a voltar no dia seguinte para a rua ou academia.

tenis

Se você quer começar a correr toda manhã, precisa entender como seu cérebro funciona. Ele precisa de uma deixa (colocar as roupas de corrida ao lado da cama – por exemplo), rotina (sair e correr) e recompensa (se permitir comer um doce após o almoço ou registrar quantos quilômetros correu é uma delas). Você só precisa achar as deixas e recompensas que funcionam com você.

Ficar no sofá traz uma sensação muito boa, naquele momento. Depois de algum tempo como você se sente? O que acrescentou na sua vida, saúde, bem-estar aqueles minutos parado? Posso te garantir que você se sentirá muito melhor depois de uma atividade física bem orientada.

No próximo post vou dar algumas dicas para quem quer começar. Você pode, basta querer. Mude seus hábitos, mude a sua vida!

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

Deuteronômio 31:6

Rafaela Firmino

Missionária de Atletas em Ação, com formação em Educação Física pela PUC Minas.

 

 

 

Referência

O PODER DO HÁBITO. Charles Duhigg. Editora Objetiva.

MEBI

O que é O MEBI é um programa de Atletas em Ação em conjunto com a igreja local e através...

Saiba Mais