Menu

Blog

Atividades Físicas no Frio

Com a chegada do inverno, alguns desistem da academia, outros se acomodam e reduzem, ou param de praticar corridas ou determinada atividade esportiva.

O que vários praticantes não se dão conta é que a atividade física é tão essencial no inverno quanto no verão, pois além dos benefícios que já se conhece, com as baixas temperaturas, auxilia a prevenir e aliviar dores nos ossos e nas articulações causadas pela compressão vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo) – problema comum nesta estação.

O fato das pessoas, muitas vezes, permanecerem encolhidas nas baixas temperaturas pode afetar e tencionar músculos e tendões. Com isso, algumas partes do corpo podem ficar mais doloridas.

Ainda, permanecer encolhido também pode afetar a postura e provocar dores na coluna. Nas articulações, o líquido sinovial (um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações), fica mais espesso com o esfriamento do corpo e pode também causar problemas.

Os músculos e articulações frequentemente parados provocam aumento nos sintomas de muitos problemas de saúde, pela perda de flexibilidade. Por isso, a orientação é procurar um profissional de Educação Física para praticar exercícios físicos.

O alongamento diário e caminhadas são importantes, pois são atividades físicas complementares e recomendadas para a maioria das pessoas, em qualquer idade.

O alongamento é essencial no frio para destravar os músculos e tendões, para que o sistema locomotor funcione plenamente e com facilidade. Os exercícios de alongamento são simples e podem ser praticados em qualquer lugar.

Até a próxima

Carlos Treff Jr.

Parceiro de Atletas em Ação, com formação em Educação Física e Mestre em Ciências Médicas pela USP (Universidade de São Paulo).

MEBI

O que é O MEBI é um programa de Atletas em Ação em conjunto com a igreja local e através...

Saiba Mais