Menu

Blog

Os segredos de se aprender jogando

De acordo com a matéria Por que a Finlândia está mudando um dos melhores sistemas de educação do mundo’?” da BBC Brasil:

“A Finlândia, país conhecido pelo sistema educacional considerado um dos melhores do mundo, prepara uma mudança radical com o objetivo de aumentar ainda mais a qualidade de suas escolas.”

A partir de 2016, todos os centros de ensino do país nórdico começarão a aplicar um novo método conhecido como “Phenomenon Learning” (que pode ser traduzido como “Aprendizagem Experiencial”).

A aprendizagem experiencial trabalha com o princípio simples de que as coisas que descobrimos por nós mesmos, são aprendidas de maneira mais profunda e capazes de serem usadas.

A aprendizagem experiencial segue um processo. Este processo foi formalizado pela primeira vez por um homem chamado David Kolb. Esse modelo possui 4 diferentes estágios que compõe o processo de aprendizagem experiencial:

  • Experimente
  • Reflita
  • Encontre a mensagem ou princípio
  • Aplique isso para o cotidiano ou prática

 

Processo de Aprendizagem Experiencial

 

É uma ferramenta poderosa para a aprendizagem, especialmente no contexto do Esporte e dos jogos.

Nós, de Atletas em Ação, acreditamos nisso e temos investido em aprendizagem experiencial em nossos Treinamentos de Associados MEBI – Ministério de Esportes com Base na Igreja – e nas estratégias e ferramentas que tem sido aplicadas em muitas igrejas pelo Brasil, onde os associados (membros das igrejas) e as pessoas da comunidade podem aprender juntos, através de jogos e brincadeiras, e por meio dessas atividades se conectar com o próximo e conhecer a Cristo de maneira mais efetiva.

Saiba mais sobre o segredo do sistema educacional da Finlândia e como chegaram ao topo do rank mundial de educação: https://www.youtube.com/watch?v=cKS9Ft0DHVo

Referência: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151206_finlandia_educacao_muda_fn

 

Filipe Manoel

Missionário de Atletas em Ação, Secretário Executivo da missão e formado em Educação Física pela UNESP.

MEBI

O que é O MEBI é um programa de Atletas em Ação em conjunto com a igreja local e através...

Saiba Mais