Alimentação e Atividade Física
A prática de alguma atividade física é extremamente importante, principalmente na prevenção de inúmeras doenças principalmente as cardiovasculares. Entretanto para a prática de exercícios físicos regulares precisamos tomar alguns cuidados como a roupa utilizada, o calçado, bem como a alimentação escolhida para a prática de esporte.
Antes de tudo vale lembrar a importância de manter os intervalos entre as refeições a cada três horas, mas ao praticar o exercício temos de pensar na digestão desse alimento.
Como assim você deve se perguntar?
Sim, o alimento que ingerimos se transforma em energia (para ser usada ou armazenada), mas essa transformação não é instantânea, cada tipo de alimento possui tempos diferentes para se transformar em energia para corpo. Mas a genética de cada pessoa deve se levada em consideração, pois o metabolismo pode ser mais lento ou mais rápido.
Assim devemos pensar no que comemos, pois o alimento pode interferir no metabolismo (deixando-o mais rápido ou mais lento).
Lembre-se que alimentação para atividades diárias e exercícios deve ser os mais tradicionais, entretanto se a frequência de dias da prática como se a intensidade dos exercícios aumentarem deve-se procurar, um nutricionista ou nutrólogo para a elaboração da dieta especifica para o seu objetivo.
Carlos Treff Jr.
Parceiro de Atletas em Ação, com formação em Educação Física e Mestre em Ciências Médicas pela USP (Universidade de São Paulo).