Menu

Blog

Leicester City, O Senhor dos Anéis e nossa atração por grandes viradas.

14 meses atrás, eles estavam na lanterna da Premier League Inglesa. Mas a única chance em 5000 apontada pelas casas de aposta se tornou realidade – Leicester City é o Campeão Inglês de futebol na temporada 2015-16.

“A TEMPORADA em que um clube que saiu do rebaixamento para conquistar o Campeonato Inglês”

“OS 3 SETS que fizeram a Rússia virar contra o Brasil nas Olimpíadas de 2012 em Londres”

“O SEGUNDO TEMPO em que o Liverpool reverteu um 3 a 0 para o Milan e foi campeão da Champions League”

Estas são as histórias que contamos e contaremos aos nossos filhos. Histórias que aceleram nossos corações. Do desespero quando tudo está perdido, à alegria da virada improvável. As ascensões e quedas destas histórias estão em nosso sangue, correndo em nossas veias.

J. R. R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” foi sem dúvida o maior contador de histórias da era moderna. Ele argumentou que uma das razões pelas quais somos tão atraídos por essas histórias é que elas nos dão um “vislumbre” da Grande História da qual todos somos parte.

Então, talvez a razão de nós amarmos o drama do esporte é que ele nos lembra desta grande história.

A história de um jardim cheio de maravilhas e delícias e no centro o relacionamento entre Deus e a humanidade. A história de pessoas jogando e usando seus talentos para a alegria do jogo e como adoração ao seu Criador.

Mas eles distorceram seus talentos, usando para exaltarem a si mesmos, não se importando com Deus. Como penalidade para esta “grande falta”, temos relacionamentos quebrados uns com os outros e o relacionamento quebrado com Deus. Esta é uma falta que todos nós cometemos, e uma penalidade que todos devemos enfrentar, porque esta é a nossa história.

Mas a história não tinha acabado. Quando tudo parecia perdido e a derrota parecia inevitável, algo milagroso aconteceu. Deus interveio. Substituindo o seu Filho em nosso lugar, ele pegou para si a penalidade que todos nós merecíamos. No momento mais sombrio, a luz da esperança surgiu.

Redenção.

Salvação.

Um Salvador.

Agora perdoados e restituídos podemos jogar o jogo novamente, usando nossos relacionamentos e talentos para a glória de Deus e em adoração a Ele.

Tolkien escreveu que a razão pela qual “viradas improváveis” em histórias emocionam:

“Um vislumbre da alegria, alegria além das paredes do mundo… quando a “virada” vem, um prender da respiração, um bater e soerguer do coração, próximo (ou mesmo acompanhado) de lágrimas… o desejo do coração, que por um momento passa por fora da moldura, rasga de fato a própria teia da história, e deixa um brilho atravessar.”[1]

Então, quando você encontrar-se sem ar com a história do improvável Leicester City campeão inglês, pare um momento para vislumbrar a Grande História da qual todos nós somos parte e agradeça a Deus pela maior virada de todas.

 

 

Traduzido e Adaptado por André Dickson de “The rise of Leicester City: one of sport’s great stories” (Por Pete Nicholas, publicado por Christians In Sport).

 

[1] J.R.R. Tolkien, on Fairy-stories

Foto: Michael Regan/Getty Images

MEBI

O que é O MEBI é um programa de Atletas em Ação em conjunto com a igreja local e através...

Saiba Mais