Menu

Blog

A atividade física e a obesidade

Em todo mundo, 38 milhões de pessoas morreram em razão das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no ano de 2012. Damos destaque às doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doença respiratória crônica. Um dos fatores de risco responsáveis pelo constante aumento da incapacidade física das pessoas e a mortalidade por DCNT, é a obesidade. Atualmente, essa doença é o maior desafio para a saúde pública no mundo.

No Brasil, esses dados não são muito diferentes, afinal, as doenças crônicas em 2011 foram responsáveis por 72,4% dos óbitos, sendo a principal fonte de carga de doença no país.

Nesse sentindo, a fim de mensurar o excesso de peso e a obesidade, é o utilizado o índice de massa corporal (IMC), onde se calcula o peso em quilos dividido pela altura em metros quadrados.

Sabidamente o excesso de peso possui inúmeros fatores, que se inter-relacionam com os fatores genéticos, metabólicos, hormonais, ambientais, comportamentais, culturais e sociais. Destacam-se o consumo de alimentos processados de alta densidade calórica aliada a um menor consumo de fibras e redução do gasto energético em função dos baixos níveis de atividade física.

Nesse sentindo, o exercício físico se torna um excelente aliado para o combate da obesidade e excesso de peso. Atualmente se sabe que as atividades de longa duração (20 a 45 min.), possuem características que ajudam no emagrecimento, como a caminhada, corrida, trote e etc. Outra atividade que pode ajudar no emagrecimento são os treinos de alta intensidade com intervalos, onde consiste em atividades das quais se realizam exercícios de alta intensidade por pouco tempo e após um intervalo breve realiza outro estímulo. Ambos os exercícios são eficientes para a perda de peso, entretanto, vale salientar que para toda a atividade física, deve-se buscar orientação de um educador físico, devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) da sua região.

Carlos Treff Jr.*

*Parceiro de Atletas em Ação, com formação em Educação Física e Mestre em Ciências Médicas pela USP (Universidade de São Paulo).

MEBI

O que é O MEBI é um programa de Atletas em Ação em conjunto com a igreja local e através...

Saiba Mais